Sunday, June 10, 2012

Teresinha [Chico Buarque] ~ Raíssa Amaral



The first came to me
As someone who comes from the florist
He brought a stuffed animal
Brought an amethyst brooch
He told me his travels
And the benefits it had
He showed me his watch
He called me queen
I was very innocent
What touched my heart
But I do not deny anything
And scared, I said no

The second appeared
As one who comes from a bar
He brought a liter of drink
So bitter to swallow
He cursed my past
He used my food
Rummaged through my drawer
He called me a lost
I had no defense
He broke my heart
He gave me nothing
And scared, I said no

The third came to me
He appeared out of nowhere
He did not bring me anything
Also asked nothing
I do not know who he is
But I understand what he wants
He slept in my bed
He treats me as a woman
He came so simply
And before I said no
He settled like a squatter
Within my heart

-------------------------------------------------------------------------------

Teresinha
Chico Buarque/1977-1978
Para a peça Ópera do malandro, de Chico Buarque

O primeiro me chegou
Como quem vem do florista
Trouxe um bicho de pelúcia
Trouxe um broche de ametista
Me contou suas viagens
E as vantagens que ele tinha
Me mostrou o seu relógio
Me chamava de rainha
Me encontrou tão desarmada
Que tocou meu coração
Mas não me negava nada
E, assustada, eu disse não

O segundo me chegou
Como quem chega do bar
Trouxe um litro de aguardente
Tão amarga de tragar
Indagou o meu passado
E cheirou minha comida
Vasculhou minha gaveta
Me chamava de perdida
Me encontrou tão desarmada
Que arranhou meu coração
Mas não me entregava nada
E, assustada, eu disse não

O terceiro me chegou
Como quem chega do nada
Ele não me trouxe nada
Também nada perguntou
Mal sei como ele se chama
Mas entendo o que ele quer
Se deitou na minha cama
E me chama de mulher
Foi chegando sorrateiro
E antes que eu dissesse não
Se instalou feito um posseiro
Dentro do meu coração

______________________________________________
Performance: Raíssa Amaral - Piracicaba / SP - Brasil

No comments: